NOSSAS CRIANÇAS SÓ QUEREM UM POUCO MAIS DE AMOR...

NÃO EXISTE FÓRMULA PARA A CRIAÇÃO DE UM FILHO, MAS PENSE! DUAS DOSES DE AMOR E UMA DE EDUCAÇÃO É UM BOM COMEÇO.........

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

coordenação motora........


Coordenação motora é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.Ex: andar, pular, rastejar, etc.
Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propiciando manuseio dos objetos. Ex.: recortar, lançar em um alvo, costurar, escrever, digitar, tocar bateria, etc.
Equilíbrio estático é o caso especial de equilíbrio mecânico observado em um objeto em repouso.
Uma criança escorregando em um trenó sobre a neve em velocidade constante está em equilíbrio mecânico, mas não em equilíbrio estático. Um peso de papel descansando sobre uma mesa está em equilíbrio estático.O número mínimo de estados de equilíbrio estático de um objeto homogêneo e convexo sobre uma superfície plana é de especial interesse. No caso bidimensional, o número mínimo é 4, enquanto em três dimensões já foi possível construir um objeto com apenas um ponto estável e um ponto instável de equilíbrio. O objeto com tais características foi denominado Gömböc.
nunca podemos esquecer que o equilíbrio nasce do desequilíbrio. É na experiência do equilíbrio que nós começamos a adquirir todos os mecanismos necessários para se equilibrar. A tendência das pessoas que trabalham com o corpo é ir muito rapidamente na direção do resultado. Eles dizem: “Encaixa a bacia, faz isso ou faz aquilo”. Isso acaba provocando mais rigidez, mais bloqueio, mais tensão. Ver crianças andando de Skate, por exemplo, me agrada muito, por isso desenvolver a mobilidade articular, o desequilíbrio e, portanto, o equilíbrio.
Existe um trabalho para desenvolver o equilíbrio em que se usa um instrumento chamado “prancha de Ervet”. Ela é circular e fica sobre uma meia esfera. A pessoa sobe na prancha e procura se manter em pé. Esse exercício provoca mobilidade em toda a articulação. É uma reação em cadeia. Desde o tornozelo, até o tronco e pescoço, onde são estimulados músculos que normalmente não são utilizados. As vezes, as pessoas pensam que usando menos músculos gastam menos energia e se cansam menos.
Não é verdade. O ideal é usar o maior número possível de músculos em cada movimento, distribuir melhor pelo corpo o esforço de um gesto.Na nossa opinião, o equilíbrio estático não existe. Para que o corpo se mantenha vivo, ele precisa de movimento. Veja os bebês ousando ficar em pé no colo da gente, eles oscilam para cima e para baixo. Isso é uma sabedoria motora, que infelizmente, perdemos com a idade. Mas podemos recuperar trabalhando a flexibilidade do tornozelo, por exemplo. Os joelhos também devem ser móveis, adaptados. E quem faz esse trabalho são as coxas, cujos músculos são verdadeiras molas.

NALVINHA.............

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