NOSSAS CRIANÇAS SÓ QUEREM UM POUCO MAIS DE AMOR...

NÃO EXISTE FÓRMULA PARA A CRIAÇÃO DE UM FILHO, MAS PENSE! DUAS DOSES DE AMOR E UMA DE EDUCAÇÃO É UM BOM COMEÇO.........

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

formatura do pré(Maikon) meu bb                   Minha princesinhaa




FILHOS SÃO OS MELHORES TESOUROS QUE TEMOS NA VIDA, MAIS TEMOS QUE SABER LÁPIDALOS PARA QUE SEJAM GRANDES HOMENS E GRANDES MULHERES............




NALVINHA.............

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Um Castigo Educativo

Um Castigo Educativo

Como todos os meninos, eu era curioso e um pouco destruidor. Um dia cometi a travessura de fazer uns buracos em uma das portas de nossa casa, para ficar espiando o que ocorria na rua. 
xxxx
Procurando dar-me um castigo educativo, meu pai fez-me reparar o estrago que causara.
 
xxxx
- Vá buscar uns pedaços de madeira, e procure cortá-las de modo a se ajustarem nos buracos; depois passe a lixa. 
xxxx
Fiz o trabalho um pouco envergonhado, e, ao terminá-lo, era pouca a vontade que tinha de olhar para a porta verde com aqueles círculos brancos.
 
xxxx
http://sitededicas.uol.com.br/gifs/novos_gifs2/dot-vertical-azul.gif
Meu pai então me disse que eu devia pintá-los da mesma cor da porta, e me deu dinheiro para comprar tinta. 
xxxx
A que arranjei não era exatamente da mesma cor, e por isso, por insistência do meu pai, pintei toda a porta.
 
xxxx
Desde esse momento, surgiu em mim uma espécie de gosto para melhorar e reparar as coisas da nossa casa.
 
xxxx
Pintei seis portas e duas janelas, que não ficaram mal, sentí-me orgulhoso de ser pintor, e minha atitude mudou em consequência daquele castigo que terminou em forma agradável e boa.
 
xxxx
Carlos Salazar, México






PENSE BEM EM COMO EDUCAR SEU FILHO,COMO FAZER PARA LHE IMPOR RESPÓNSABILIDADES.ASSIM SEU FILHO SERÁ UM ADULTO CAPAZ...


coordenação motora........


Coordenação motora é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.Ex: andar, pular, rastejar, etc.
Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propiciando manuseio dos objetos. Ex.: recortar, lançar em um alvo, costurar, escrever, digitar, tocar bateria, etc.
Equilíbrio estático é o caso especial de equilíbrio mecânico observado em um objeto em repouso.
Uma criança escorregando em um trenó sobre a neve em velocidade constante está em equilíbrio mecânico, mas não em equilíbrio estático. Um peso de papel descansando sobre uma mesa está em equilíbrio estático.O número mínimo de estados de equilíbrio estático de um objeto homogêneo e convexo sobre uma superfície plana é de especial interesse. No caso bidimensional, o número mínimo é 4, enquanto em três dimensões já foi possível construir um objeto com apenas um ponto estável e um ponto instável de equilíbrio. O objeto com tais características foi denominado Gömböc.
nunca podemos esquecer que o equilíbrio nasce do desequilíbrio. É na experiência do equilíbrio que nós começamos a adquirir todos os mecanismos necessários para se equilibrar. A tendência das pessoas que trabalham com o corpo é ir muito rapidamente na direção do resultado. Eles dizem: “Encaixa a bacia, faz isso ou faz aquilo”. Isso acaba provocando mais rigidez, mais bloqueio, mais tensão. Ver crianças andando de Skate, por exemplo, me agrada muito, por isso desenvolver a mobilidade articular, o desequilíbrio e, portanto, o equilíbrio.
Existe um trabalho para desenvolver o equilíbrio em que se usa um instrumento chamado “prancha de Ervet”. Ela é circular e fica sobre uma meia esfera. A pessoa sobe na prancha e procura se manter em pé. Esse exercício provoca mobilidade em toda a articulação. É uma reação em cadeia. Desde o tornozelo, até o tronco e pescoço, onde são estimulados músculos que normalmente não são utilizados. As vezes, as pessoas pensam que usando menos músculos gastam menos energia e se cansam menos.
Não é verdade. O ideal é usar o maior número possível de músculos em cada movimento, distribuir melhor pelo corpo o esforço de um gesto.Na nossa opinião, o equilíbrio estático não existe. Para que o corpo se mantenha vivo, ele precisa de movimento. Veja os bebês ousando ficar em pé no colo da gente, eles oscilam para cima e para baixo. Isso é uma sabedoria motora, que infelizmente, perdemos com a idade. Mas podemos recuperar trabalhando a flexibilidade do tornozelo, por exemplo. Os joelhos também devem ser móveis, adaptados. E quem faz esse trabalho são as coxas, cujos músculos são verdadeiras molas.

NALVINHA.............

Crianças Aprendem a Falar...


Como Realmente as Crianças Aprendem a Falar
Aprender Brincando é Possível:
As coisas mais simples e sutis do nosso dia-a-dia, tem uma eficiência muito grande no desenvolvimento das crianças. Com interesse, vamos descobrir que o aprender infantil depende muito da vontade do adulto, e pode mesmo nem precisar de métodos complicados e caros para isto.










Como os Bebês Realmente Aprendem a Falar:

Você certamente já ouviu que, quando estão aprendendo, crianças são como esponjas; Eles absorvem tudo. Mais ainda, aprendem através da imitação! Não há como ser de outra forma; só podemos aprender imitando! 

Nas primeiras seis semanas de um bebê, ela começará a reconhecer quem é sua mãe; será estimulada pelos sons mais altos e audíveis, e escutará as vozes das pessoas mais próximas. 

Durante os três primeiros meses de uma criança, ela aprenderá a sorrir; mostrará interesse pelas coisas à sua volta, se divertirá observando o rosto das pessoas, e começará a acompanhar o movimento de coisas ou pessoas com seus olhos. 

Assim não é surpresa, que os bebês aprendam os fundamentos da linguagem durante seus primeiros nove meses; mesmo que eles não falem palavra alguma. 

A Atividade a seguir, é um bom exemplo de como você pode ajudar seu bebê a desenvolver as bases elementares da linguagem. 

http://sitededicas.uol.com.br/gifs/qd_topico_vm.gif Esconde-esconde na Banheira

Como vamos precisar de um personagem fictício para descrever nossa atividade, Este será uma menina que vai se chamar Vitória. 

Vitória está em sua banheira batendo na água com as duas mãos. Sua Mãe ou Pai, está sentado ao lado da banheira, cuidando de sua segurança. 

"Vitória, Vitória," se diz enquanto se pega uma toalha de banho.
"Você está pronta para nossa brincadeira especial?" 

Vitória olha para cima e vê o sorriso estampado no rosto do adulto ali presente. Ela sorri para ele e dá uma gargalhada. 

Ele diz: "Vamos brincar de Cadê-você," e coloca a toalha na frente do seu rosto, de modo a escondê-lo dela. 

Vitória estende a mão e toca no alto da cabeça dele. 
O adulto diz, "Cadê-você, Vitória, não consigo ver você." 

Ele baixa um pouco a toalha de modo que seus olhos fiquem à vista. Vitória dá um grito de alegria. 

Ele cobre seus olhos outra vez e diz, "Cadê-você, Vitória... ainda não consigo ver você."
O Adulto pega a toalha e leva na direção dela dizendo, "Agora é sua vez Vitória." 

Ela pega a toalha e coloca-a na frente do seu próprio rosto, imitando-o. 
O adulto então dirá: "Onde está Vitória?" 

Vitória derruba a toalha na banheira deixando-se ver, e bate com as mãos agitando a água. Ela balbucia para o adulto: "Dadadada. Dabababa." 

Ele diz, "Acho que você está dizendo que está cansada de brincar de Esconde-esconde. Vamos brincar com seu Patinho e sua esponja?" 


Como muitos bebês, Vitória está aprendendo sobre linguagem, da seguinte forma:
  • Ela sabe que é divertido brincar com outra pessoa.
  • Ela levanta os olhos quando o adulto diz o seu nome.
  • Ela sorri quando o adulto sorri para ela.
Eis como o responsável pela criança, ajuda no desenvolvimento de sua linguagem:
  • Falando com ela durante uma atividade diária - Que pode ser A hora do banho;
  • Dizendo seu nome várias vezes, de modo que ela se familiarize com o mesmo e aprenda a reconhecê-lo quando alguém o pronunciar;
  • Repetindo várias vezes a brincadeira, e então encorajando ela quando diz, "agora é a sua vez de jogar!"
  • Respondendo aos seus balbucios como se soubesse o que ela está dizendo.




.......................NALVINHA......................

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

leitura....

EDUCAR COM AMOR...........
A Árvore Mágica




Fazia um lindo dia de Sol.
Quando estava indo à escola, um Menino viu passar por ele um Mendigo.
Ele notou que o Mendigo estava muito triste e pálido, e também tremia muito.
Naquela hora, dentro dele, sentiu alguma coisa, uma espécie de estalo.O estado daquele mendigo lhe chamou a atenção. Estava muito debilitado; parecia fraco. Como era possível ignorar tal coisa?Sentiu um seco na garganta.E o Menino pensou:- Acho que ele está com fome. Já sei, vou dar o sanduíche do meu lanche para ele.
Foi o que ele fez.
O Mendigo ficou muito contente e aceitou na hora.
Enquanto comia aquele delicioso sanduíche, o Mendigo disse:- Você é um Menino muito bom. Vou lhe dar de presente uma coisa especial.Dizendo isso, ele se abaixou e pegou alguma coisa que estava dentro do seu saco.Então, de dentro do saco, ele retirou um saquinho que deu ao Menino.E o Mendigo explicou a ele:- Aí dentro tem uma semente mágica. Você vai levar para casa e plantá-la.E o Mendigo lhe falou outra vez:- Agora tem uma coisa! Esta semente só deve ser aguada em noite de lua cheia. Faça isto, e logo, você terá uma surpresa muito ESPECIAL.Após dizer isto, o Mendigo seguiu seu caminho.
Depois de ter voltado da escola, e fazer o Dever de Casa, o menino plantou a semente.Como aquele dia era de lua cheia, ele aproveitou e aguou logo.Depois disso, ele foi dormir.
Já Deitado, ele pensava como seria a plantinha que ia nascer.Pensando nela, adormeceu e sonhou com ela a noite toda.Pela manhã, antes mesmo de escovar os dentes, ele foi ao quintal para ver como estava sua plantação.Ao chegar lá, teve uma grande surpresa.Por incrível que pareça, a plantinha já tinha algumas folhas.
Naquele dia, ele foi para a escola, mas não conseguia parar de pensar em sua planta.- De que tamanho será que ela vai estar amanhã?Naquela noite, ele sonhou com um Carrinho Vermelho, que queria comprar há muito tempo, mas não tinha dinheiro.
De manhã, a primeira coisa que fez, foi ir ver como estava sua planta.
Quando a viu, disse surpreso:- É uma árvore mágica!
Na árvore, haviam nascido carrinhos iguais ao que ele sonhara. E eram de verdade.
Ele ficou tão contente que não conseguia nem falar.
Ele estava tão ansioso naquele dia, que na escola, a professora falava e ele só pensava na árvore mágica.Quando foi dormir nesse dia, ele sonhou jogando bola.Sonhou que tinha uma bola de couro novinha.De manhã, correu para o quintal.Ao ver sua árvore, ele compreendeu tudo. Haviam nascido nela, bolas iguais as que ele sonhara à noite. Então ele disse:- Quer dizer que, se eu pensar num brinquedo, ele nasce na árvore!
E ele lembrou-se do Mendigo.
Então, depois de juntar muitos brinquedos, ele teve uma ideia, e disse:- Já sei. Vou distribuir brinquedos com os meninos da favela que fica aqui perto, e também nos abrigos. E esta semana, vou sonhar com comida, e depois volto lá outra vez.Ele então, naquela primeira viagem, juntou tudo num carrinho, e levou para dar de presente aos meninos pobres, que viviam numa favela perto da sua casa.- Depois é a vez dos meninos do abrigo...E por onde ele passava era uma alegria só.E Todos ficaram contentes. E ele viu como se sentia bem e útil ajudando os outros. Era um sentimento de grande alegria, que não sabia explicar.

Na verdade não existe recompensa para quem ajuda. Poder ajudar, já é uma benção, que não tem preço.
FIM


A LEITURA ENRIQUECE NOSSO CONHECIMENTO E NOS FAZ IR ALÉM DA IMAGINAÇÃO,QUANDO LEMOS UM LIVRO, VIAJAMOS NELE......

NALVINHA..

Alfabetização e Letramento


Como diferenciar o alfabetizado do letrado?

Eacute; difícil a resposta a essa pergunta, porque letramento envolve dois fenômenos bastante diferentes, a leitura e a escrita, cada um deles muito complexo, pois constituído de uma multiplicidade de habilidades, comportamentos, conhecimentos:

Ler

É um conjunto de habilidades e comportamentos que se estendem desde simplesmente decodificar sílabas ou palavras até ler Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa... uma pessoa pode ser capaz de ler um bilhete, ou uma história em quadrinhos, e não ser capaz de ler um romance, um editorial de jornal... Assim: ler é um conjunto de habilidades, comportamentos, conhecimentos que compõem um longo e complexo continuum: em que ponto desse continuum uma pessoa deve estar, para ser considerada alfabetizada, no que se refere à leitura? A partir de que ponto desse continuum uma pessoa pode ser considerada letrada, no que se refere à leitura?

Escrever

É também um conjunto de habilidades e comportamentos que se estendem desde simplesmente escrever o próprio nome até escrever uma tese de doutorado... uma pessoa pode ser capaz de escrever um bilhete, uma carta, mas não ser capaz de escrever uma argumentação defendendo um ponto de vista, escrever um ensaio sobre determinado assunto... Assim: escrever é também um conjunto de habilidades, comportamentos, conhecimentos que compõem um longo e complexo continuum: em que ponto desse continuum uma pessoa deve estar, para ser considerada alfabetizada, no que se refere à escrita? A partir de que ponto desse continuum uma pessoa pode ser considerada letrada, no que se refere à escrita?

Conclui-se que há diferentes tipos e níveis de letramento, dependendo das necessidades, das demandas do indivíduo e de seu meio, do contexto social e cultural.

Leia mais
< analfabeto e alfabetizado, alfabetizado e letrado: conceitos imprecisos Eleições de 1996. O jornal Folha de S.Paulo em 19 de julho de 1996 publica a seguinte notícia:


minha princesinha:presente de DEUS..........


Alfabetização


formas geométricas

............................................................NALVINHA.....................................................................










"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."